Prefeitura Municipal de Campo Magro  Acessibilidade Acesso à informação Secretarias

Zoonoses

Prefeitura Municipal de Campo Magro


Você sabe o que é são ZOONOSES?

 

Zoonoses são doenças infecciosas transmitidas entre animais e pessoas. Os patógenos podem ser bacterianos, virais, parasitários ou podem envolver agentes não convencionais e podem se espalhar para os humanos por meio do contato direto ou por meio de alimentos, água ou meio ambiente. Conheça mais sobre as zoonoses de relevância epidemiológica no município de Campo Magro-PR:

 

  • Esporotricose

 

ESPOROTRICOSE: uma zoonose que precisa da atenção de todos!

 

Você sabe o que é ESPOROTRICOSE?

 

A esporotricose é uma doença causada por um fungo do gênero Sporothrix, que pode afetar humanos e animais, especialmente os gatos. A transmissão acontece principalmente por meio de mordidas, arranhões ou contato direto com feridas de gatos infectados, mas o fungo também pode estar presente no ambiente, como em solo, cascas de árvores e espinhos.

 

Em Campo Magro-PR tem sido observado um aumento no número de casos da doença, especialmente em algumas regiões do município. De 2020 a 2025 foram notificados 25 casos de esporotricose animal e 4 casos humanos. Por este motivo, é muito importante que a população esteja informada acerca dos riscos da doença e adote urgentemente medidas de prevenção.

 

Como a doença é transmitida?

 

A principal forma de transmissão é o contato direto com gatos infectados, principalmente por meio de arranhões, mordidas ou pelo contato com secreções de feridas.

 

Quais os principais sintomas?

 

  • Em pessoas: lesão na pele que pode parecer uma picada de inseto, mas que aumenta com o tempo, podendo evoluir para feridas abertas e, em casos muito graves, atingir outros órgãos e sistemas do corpo.
  • Em gatos: feridas profundas e que não cicatrizam, principalmente no rosto, patas e cauda. Podem apresentar ainda espirros, secreções nasais e aumento no volume do nariz.

 

Principais formas de prevenção:

 

  • Mantenha os animais em casa, sem acesso à rua.
  • Castre os gatos, pois a castração reduz fugas, brigas e o risco de transmissão (SAIBA MAIS SOBRE A CASTRAÇÃO MUNICIPAL).
  • Evite o contato direto com animais que apresentem feridas suspeitas.
  • Use luvas ao manipular animais doentes ou ao lidar com terra, plantas ou palha.
  • Lave bem as mãos após o contato com gatos ou ambiente suspeito.
  • Em caso de morte de um animal com suspeita de esporotricose, o corpo deve ter sua destinação adequada, evitando a contaminação do solo. O corpo do animal NÃO deverá ser enterrado ou jogado no lixo, rios ou vias públicas, pois pode contaminar o meio ambiente e espalhar mais a doença. A orientação de como proceder corretamente pode ser solicitada à  equipe de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Magro-PR.

 

Onde buscar ajuda?

 

  • Não abandone o animal!  O animal é uma vítima da doença e precisa ser mantido isolado para evitar a transmissão a outros animais e pessoas. Ele deve receber o tratamento adequado, com acompanhamento veterinário. A prefeitura disponibiliza a medicação de escolha para a esporotricose, sendo responsabilidade do tutor fornecer outros medicamentos complementares, caso sejam necessários.

 

O abandono de animais com esporotricose caracteriza crimes contra o animal e contra a saúde pública, segundo a Lei Federal n.º 9.605/98, Art. 32 e o Código Penal, Art. 132 e Art. 267. Não contribua para a disseminação da doença! Seja responsável! A sua participação é fundamental no controle do avanço da esporotricose!

 

Se você suspeita que seu animal possa estar com esporotricose ou se tiver dúvidas, entre em contato com a Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Magro-PR por meio do seguinte contato: 41 3677-4092.

 

 

FOLDER ESPOROTRICOSE CAMPO MAGRO 

 

GUIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO MINISTÉRIO DA SAÚDE (PÁGINAS 546 A 561)

 

MANUAL DO GATO DOMICILIADO DO CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA VETERINÁRIA DO PARANÁ (CRMV-PR)