SEMANA MUNDIAL DO ALEITAMENTO MATERNO | 01 a 07 de AGOSTO

Publicado em:

SEMANA MUNDIAL DO ALEITAMENTO MATERNO

Celebrada entre os dias 1 e 7 de agosto, a Semana Mundial do Aleitamento Materno 2022 é uma campanha global organizada pela Aliança Mundial para a Ação da Amamentação (WABA, em inglês), a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) que surgiu com o objetivo de promover a amamentação exclusiva para os primeiros seis meses de vida e continuada até pelo menos os dois anos de idade.

A amamentação nessa etapa da vida é essencial, pois o leite materno é o único alimento que contém anticorpos e outras substâncias que protegem a criança de infecções comuns enquanto ela estiver sendo amamentada, além de prevenir o aparecimento de várias doenças na vida adulta.

Este ano, a Campanha Mundial tem como tema “Educação e Apoio” e se concentrará no fortalecimento da capacidade das pessoas envolvidas na prática que têm de proteger, promover e apoiar o aleitamento materno em diferentes níveis da sociedade.

🎬  Assista à um vídeo

De acordo com dados do Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 anos, apesar de a prática da amamentação ter aumentado no Brasil nos últimos anos, sua duração ainda é menor do que a recomendada.

A OMS Organização Mundial da Saúde ressalta que o aleitamento materno reduz em 13% a mortalidade até os cinco anos, evita diarreia e infecções respiratórias, diminui o risco de alergias, colesterol alto, diabetes, hipertensão e obesidade na vida adulta, além de proteger a mãe contra alguns tipos de câncer e ajudar na recuperação pós-parto.

As unidades básicas de saúde do município estão de portas abertas para receber e orientar você gestante, puérpera e mãe!

 

Skip to content