GRIPE H3N2

Publicado em:

A Secretaria de Saúde do Município de Campo Magro informa que estamos com um aumento significativo do número de pessoas com quadro de sintomas respiratórios atendidas no município.

Neste momento não é possível realizar a distinção dos sintomas clínicos dos casos de Influenza/Gripe e COVID-19, visto que já foi confirmada a transmissão comunitária da nova variante do vírus da Influenza A (H3N2), denominada de Darwin, no Estado do Paraná.

Pelo fato de a Influenza ser um vírus respiratório, assim como o que causa a COVID-19, a prevenção ocorre da mesma forma sendo necessário o reforço das medidas de prevenção que foram preconizadas e amplamente divulgadas para prevenção da COVID-19 dentre elas: manter uso de máscara, higiene das mãos, evitar aglomerações e vacinação em dia, pois a pessoa contaminada com o vírus pode estar transmitindo e não apresentar nenhum sintoma, ser assintomática.

A nova vacina que contempla a variante está sendo produzida pelo Instituto Butantan e ainda não tem data certa para começar a sua distribuição na Rede de Saúde, porém recomendável é que se tome a vacina que temos hoje disponível, pois ela confere proteção contra os outros subtipos do vírus da gripe.