Prefeitura reuniu gestores da Rede Pública de Ensino para avaliação do Plano Municipal de Educação- PME

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer do município realizou na última terça-feira, dia 20 de julho, a Audiência Pública online para apresentação do relatório de avaliação do Plano Municipal de Educação. Participaram do evento e das discussões: presidentes e membros dos conselhos municipais, conselhos escolares, associação de pais, mestres e funcionários das Escolas e CMEIS, profissionais de educação, munícipes e sociedade civil.

O PME é um planejamento educacional articulado para um período de 10 anos (2015 a 2025), elaborado em consonância com os Planos Nacional e Estadual. Criado por meio da Lei Municipal número 887/ 2015, o documento contempla uma construção coletiva, onde constam os anseios de profissionais da educação, pais e sociedade civil e serve de base legal para a implementação de ações educacionais efetivas que promovam a qualidade do processo de ensino para todos os segmentos da Educação Básica.

Na abertura do Evento o Prefeito Municipal Claudio Casagrande, destacou a importância do envolvimento de todos os segmentos que fazem parte da educação para a construção de um Plano de forma democrática, visando uma educação de qualidade.

Ainda durante a abertura da audiência o vice-prefeito Osmar Leonardi e o Presidente da Câmara de vereadores Josnei Rosa, destacaram a importância da educação para o município.

A Secretária Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer iniciou a Audiência e destacou que essa audiência tem por objetivo avaliar as metas e estratégias do plano municipal de educação, visto que completamos neste ano de 2021, 6 anos de sua vigência. “As metas do plano são planejadas para um período de 10 anos. Acompanhamos anualmente, por meio dos relatórios de monitoramento elaborados pela Comissão Coordenadora e Equipe Técnica do Plano Municipal de Educação, todas as metas e estratégias, porém, ainda temos etapas a cumprir. Neste sentido, pensando em como tornar o estudo democrático, garantindo a participação de todos, é que no período de 15 a 25 de junho foi realizada consulta pública através de um formulário online. A partir deste retorno da colaboração de todos, é que estaremos hoje, repassando a toda comunidade os apontamentos e encaminhamentos referentes a todo esse processo.”

Durante a audiência, Membros da Comissão Coordenadora e Equipe técnica do Plano Municipal de Educação, apresentaram à população e comunidade escolar, as estratégias já cumpridas e o planejamento estratégico para efetivação dos demais objetivos a serem alcançados.

A Audiência Pública respeitou todos os protocolos de saúde, com transmissão ao vivo pelo Facebook da Prefeitura de Campo Magro.