Prefeitura Inaugura Praça Frei Nereu

Publicado em:

A praça central do município foi inaugurada oficialmente na tarde desta terça-feira (27). O espaço de lazer leva o nome de um importante líder religioso do nosso município Frei Nereu José Bassi.

Espaço de Lazer completo:
▪️ Academia ao Ar Livre
▪️ Campo de Futebol
▪️ Pista de Caminhada
▪️ Paisagismo
▪️ Parquinho para as crianças

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O ato de inauguração contou com a presença do Prefeito Municipal Claudio Casagrande, Vice-Prefeito Osmar Leonardi, Deputado Federal Ênio Verri, Eduardo Pain, que representou o Deputado Estadual Hussein Backri.  Vereadores; Josnei Rosa, Arvinho, Beto Soares, Edvaldo Juninho, Gilmar Leonardi, Cristina Balestra, Roberto Leal e Rones Ribas Machado.

O ex-vereador José Elias Natel Menegusso (Zé Menegusso) autor da indicação 1.124/20 a qual foi aprovada pela câmara e sancionada pelo Prefeito Casagrande nominando a Praça Frei Nereu, também esteve presente.

Destaque especial a presença dos Freis Capuchinhos; Frei Daniel Heinzen, Frei Roque da Silva, Frei Carlos Alberto David.

“Paz e Bem, conheci o Frei Nereu Em 1954 ele sempre foi um grande empreendedor estamos muitos felizes com essa homenagem. Obrigado essa homenagem ao nosso irmão Nereu é uma homenagem a todos nós”-  Frei Daniel Heinzen.

“Pra nós como servidores é uma alegria podermos realizar essa homenagem ao Frei Nereu. Que assim como foi a vida do Frei Nereu, continuemos lutando pela prosperidade do município e das famílias que aqui vivem” – Giovana Mion Casagrande, Secretária Municipal de Educação Cultura Esporte E Lazer.

“A inauguração de espaços como este mostra que a administração municipal seja o Executivo através do Prefeito Casagrande ou Legislativos através de nos vereadores estamos preocupados e trabalhando em todas as áreas para o desenvolvimento do nosso município” – Josnei Rosa, Presidente da Câmara de Vereadores de Campo Magro.

“Parabéns a todos os envolvidos na realização e conclusão desta belíssima praça.  Campo Magro vem se desenvolvendo muito nestes últimos anos, ficamos felizes em ver que agora os moradores desta região tem a disposição esse importante espaço de Lazer” Eduardo Paim, Representante do Deputado Estadual Hussein Backri.

“Quero agradecer a Deus por esse momento e por ter feito parte desta justa homenagem ao Frei Nereu. Foi o Frei Nereu que fez o meu casamento com minha esposa Noeli Já são mais de 30 anos de união, lembro dele com muito carinho. Agradeço a todos os vereadores que ajudaram aprovando a indicação e ao Prefeito Casagrande, devido ao empenho de todos conseguimos realizar está homenagem” Ex- vereador Zé Menegusso, autor inicial do projeto 1.124/ 20 que nominou a praça Frei Nereu.

 

“É uma honra ter participado deste projeto e ver que os recursos destinados para obra foram devidamente investidos pelo Prefeito Casagrande e equipe, me sinto feliz em ver que aqui neste município a administração está preocupada com o desenvolvimento da cidade e com a qualidade de vida das pessoas. Podem contar comigo, estaremos sempre prontos para atendê-los no desenvolvimento de novos projetos” – Deputado Federal Ênio Verri, responsável pela destinação de recursos para execução da obra.

“A praça sempre foi uma antiga reivindicação dos moradores aqui da região do Centro da Cidade. Estou muito feliz em ver que o trabalho de toda a equipe deu resultado e nesta data estamos inaugurando a Praça Frei Nereu”- Osmar Leonardi, Vice-Prefeito de Campo Magro.

“É com muita alegria que realizamos a entrega oficial a nossa comunidade da Praça Frei Nereu. Agradeço a presença de todos e em especial do Frei Daniel, Frei Roque, Frei Carlos que pertencem a ordem Franciscana assim como o Frei Nereu  pertenceu, me sinto muito feliz em participar e fazer parte desta justa homenagem . Agradeço ao Deputado Ênio que nos ajudou com os recursos para a obra.  A praça conta com uma infraestrutura completa de lazer, e foi construída pensando no bem-estar das famílias do nosso município” – Claudio Casagrande, Prefeito de Campo Magro.

 

O evento de inauguração da Praça Frei Nereu estava previsto pra acontecer no dia 20 /03/2020, mas devido aos protocolos e medidas em combate a pandemia de Coronavírus precisou ser cancelada, sendo realizada na data de ontem 27/ 07/2021.

 

Conheça um pouco da história do Frei Nereu:

 

 

    

 

 

 

 

 

Natural do Valle Di Reana, Itália, Frei Nereu José Bassi, nasceu em 18 de maio de 1916, filho de Luís Bassi e Emília Croato Bassi e viveu no Brasil até a sua morte em 17 de junho de 2006.

Frei Nereu iniciou seus estudos na ltália, onde cursou filosofia e o 1°. ano de teologia, tendo concluído este curso em Curitiba. Para concretizar sua vocação de servir ao Povo de Deus, ele deixou para trás o que já conhecia e amava, família, amigos, tudo por amor ao projeto de Jesus Cristo. Pertencendo à Ordem dos Franciscanos Capuchinos, Frei Nereu deixou sua terra natal e embarcou para o Brasil, chegando em Curitiba no dia 21 de dezembro de 1939. O Próprio Cristo disse: “Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me (MT 16,24)”, e Frei Nereu seguiu Cristo.

Sua ordenação Sacerdotal aconteceu em 30 de novembro de 1941, pelo então Arcebispo de Curitiba D. Ático Eusébio da Rocha, nas dependências da Catedral Metropolitana.

Nos seus 64 anos de vida religiosa, sendo 58 anos de Sacerdócio, desempenhou importantes funções na Ordem, principalmente quando foi superior de todos os Capuchinos do Estado do Paraná e Santa Catarina, deixando por onde passou apego aos mais fracos e desfavorecidos bem como, sua luta pelas causas justas.

Tais características de sua personalidade tornaram-se fundamentais nos trabalhos que desenvolveu por onde passava.

– Frei Nereu foi Vigário e Diretor do Seminário em Lacerdópolis, em Barra Fria, Santa Catarina.

– Frei Nereu atuou em Santo Antônio da Platina onde foi coadjuntor de Dom Frei Inácio Dahnont, Bispo de Joinville e Guaxupé (MG).

– Frei Nereu  Trabalhou em Congonhas, onde atendia também as cidades de Cornélio Procópio e São Jerônimo da Serra. ‘Percorria estas distâncias a cavalo. Não contente dirigiu-se a Londrina onde adquiriu uma moto de 14hps, assim conseguia fazer a Missa às 8:00hs em Congonhas e as 10:0hs em Nova Fátima.

– Em 1948 Frei Nereu assumiu a Paróquia de Nossa Senhora da Luz em Irati

-Em 1950 na Paróquia Nossa Senhora das Mercês, em Curitiba iniciou a  tradicional bênção de carros na primeira sexta-feira do ano

-Em janeiro de 1965 foi trabalhar em Londrina, onde tinha a missão de fundar a Paróquia Nossa Senhora de Lurdes. Após a construção Frei Nereu dedicou-se aos trabalhos sociais como a construção de casas populares para famílias carentes ao todo foram 72 casas construídas.

 

Frei Nereu em Campo Magro

No ano de 1970 assumiu a então Capela da Imaculada Conceição em Campo Magro, como Reitor. Por entender que a localidade possuía características próprias, Frei Nereu, desde o início defendeu a emancipação política e religiosa do então Distrito de Almirante Tamandaré.

Em 1981, viu um de seus sonhos tornar-se realidade, através de um Decreto Episcopal, a Capela Imaculada Conceição foi elevada a Paróquia, e para completar sua alegria foi empossado com o primeiro Pároco. Sempre atuante e carismático Frei Nereu conquistou o coração do povo Campomagrense.

Durante o tempo que trabalhou em Campo Magro, Frei Nereu foi um batalhador pelas causas da comunidade. Além de líder religioso atuou também na área social e política, propiciando muitos benefícios à população, destacando a rede de energia que conseguiu que estende-se do Colégio até o José Colodel, implantação do Ginásio Estadual noturno no Colégio Divina Pastora. Através do então Secretário de Educação Amintas de Barros, conseguiu os instrumentos para a banda do Colégio Divina Pastora.

Na Escola Vereador Hemetério Torres  que funcionava precariamente e Freio Nereu conseguiu com o Sr. José Kudlavies espaço no barracão para abrigar os alunos, nas proximidades da atual Câmara de Vereadores. Frei Nereu mandou cercar a capela de São Benedito, melhorou a Capela do Rio Verde. Na Comunidade do Jardim Viviane iniciou as celebrações na Escola. O Sr. José Valenga e Aloízio Mucheski doaram terrenos para a construção  da nova Igreja. Em uma das suas viagens para a Itália conseguiu junto a uma professora aposentada auxílio financeiro para a construção  da Capela Jd. Viviane.

Construiu uma casa para a família de João Finnino, com 05 cômodos, na localidade da Lagoa Feia. Construiu a Casa Paroquial e o Salão de Festas, e uma das grandes conquistas foi à pavimentação asfáltica na Estrada do Cerne ligando Curitiba a Campo Magro, através de gestões junto ao Governo do Estado.

O Bom Pastor é aquele que conhece suas ovelhas, chama-as pelos nomes e as conduz ao abrigo seguro, e para muitos em Campo Magro Frei Nereu é ainda este Pastor, pois mesmo não estando mais entre nós  continua a nos  visitar espiritualmente  e atender a população de nosso Município.

O Título de Cidadão Honorário de Campo Magro é o reconhecimento e o agradecimento do povo do nosso Município a esse grande líder religioso pela grandeza de suas realizações junto ao povo Campomagrense.