Outubro chegou

Publicado em:

Mês do movimento internacional da conscientização para detecção precoce do câncer de mama. Outubro Rosa, tem como objetivo compartilhar, reforçar e promover a conscientização sobre o câncer de mama e câncer de colo do útero, além de divulgar informações sobre esta doença, a fim de contribuir para a redução da incidência e mortalidade por estas doenças.
Um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início. Por isso, é preciso desfazer crenças sobre o câncer, para que a doença deixe de ser vista como uma sentença de morte ou um mal inevitável e incurável.
É recomendada a realização de mamografia de rastreamento a cada 2 anos em mulheres da faixa etária de 50 a 69 anos, e a realização de exame preventivo para detecção do câncer de colo do útero em mulheres da faixa etária de 25 a 64 anos, e que já tiveram atividade sexual.
Toda mulher tem que aprender a conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal, olhe, palpe e sinta suas mamas no dia a dia para reconhecer suas variações naturais e identificar as alterações suspeitas. Em caso de alterações persistentes, procure o Posto de Saúde.
No dia 16 de outubro, realizaremos o mutirão do preventivo, mas para isso é preciso agendar o exame na unidade de saúde mais próxima de sua casa para evitar aglomeração.
Neste mesmo dia temos uma ação social onde solicitamos a doação de materiais de higiene, lenço e cabelo, vamos reforçar o elo se apoiando no momento de maior fragilidade.
Pois: Quem tem mama ama, quem ama cuida!
Juntas somos mais fortes!!!