Dia Nacional de Combate a Dengue terá uma semana de conscientização no Município

Publicado em:

Aedes aegypti  é o mosquito transmissor da dengue e da febre amarela urbana. Menor do que os mosquitos comuns, é preto com listras brancas no tronco, na cabeça e nas pernas. Suas asas são translúcidas e o ruído que produzem é praticamente inaudível ao ser humano.

O macho, como de qualquer espécie, alimenta-se exclusivamente de frutas. A fêmea, no entanto, necessita de sangue para o amaduremento dos ovos que são depositados separadamente nas paredes internas dos objetos, próximos a superfícies de água limpa, local que lhes oferece melhores condições de sobrevivência. No momento da postura são brancos, mas logo se tornam negros e brilhantes.

Para combater esse mal no dia 26/11 as Agentes Comunitárias de Saúde e Endemias passarão por um treinamento com a equipe da Secretária de Estado de Saúde e nos dias 29/11, 01, 02 e 03/12, a  Secretaria Municipal de Saúde juntamente com a Universidade Federal do PR estarão nas ruas do Município identificando os possíveis focos de dengue e orientando a população.