Dia Nacional da Consciência Negra homenageia líder Zumbi dos Palmares e reforça a luta pela igualdade racial

Instituído pela Lei Federal nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra marca o reconhecimento e a valorização da população negra brasileira, sua lutas e conquistas históricas, além de evidenciar os enormes desafios do país na agenda da promoção da igualdade racial.

Último líder do Quilombo dos Palmares, fundado em 1590 na divisa entre os estados de Alagoas e Pernambuco, Zumbi tornou-se símbolo da resistência do povo negro no Brasil. Palmares se transformou num território livre formado por negros escravizados que se recusavam a aceitar a exploração e a violência do sistema colonial, chegando a contar com quase 30 mil habitantes em fortificações espalhadas pela mata.

A mais famosa comunidade quilombola do país resistiu por mais de cem anos a sucessivos ataques de holandeses, portugueses, luso-brasileiros e bandeirantes. Zumbi foi assassinado em 1695 após uma emboscada, demarcando o início da destruição de Palmares.

No Brasil e nas Américas, o regime escravista encontrou a resistência e a rebelião da população negra em todos os territórios em que se instalou. Após séculos de transformações sociais, a luta por uma sociedade mais justa e igualitária segue firme e necessária. Em um 2020 marcado por levantes populares do movimento negro, esse 20 de novembro vem para reverberar que vidas negras importam.

O município de Campo Magro conta com uma instância de deliberação colegiada sobre as políticas de promoção da igualdade racial, de caráter consultivo, fiscalizador e articulador. Criado pela Lei Municipal nº 1057/2018, o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial – CMPIR é formado por representantes do poder público e da sociedade civil organizada.

A população pode encaminhar para o CMPIR denúncias de racismo e discriminação em razão de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, ocorridas no território de Campo Magro, através do telefone 3677-6368 ou email cmpir@campomagro.pr.gov.br.

Saiba mais sobre o CMPIR e acompanhe suas deliberações na página do Conselho no site da Prefeitura Municipal de Campo Magro: https://www.campomagro.pr.gov.br/conselho-municipal-de-promocao-da-igualdade-racial-cmpir-2/.

Nossas vidas começam a terminar no dia em que permanecemos em silêncio sobre as coisas que importam.”

Martin Luther King Jr.