13º Conferência de Assistência Social de Campo Magro debateu e apresentou propostas para o fortalecimento de políticas públicas e serviços ofertados pelo SUAS

O Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS, em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência Social e a Prefeitura Municipal de Campo Magro, realizaram nesta quinta-feira (22), a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social que teve como tema: “Assistência Social: direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.

Em razão da pandemia de Covid 19 e em respeito às medidas de distanciamento social e às orientações das autoridades de saúde, o evento ocorreu em formato totalmente online e contou com grande participação de usuários e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, representantes de entidades socioassistenciais, representantes governamentais e comunidade.

O principal objetivo da Conferencia é discutir a execução da Política de Assistência Social no município e a elaboração propostas e diretrizes para o aprimoramento do SUAS.
Participaram as seguintes autoridades municipais;
Claudio Casagrande, Prefeito Municipal de Campo Magro
Osmar Leonardi, Vice-Prefeito de Campo Magro
Josnei Rosa, Presidente da Câmara Municipal de Campo Magro
Maria Vitória Barros Duarte Caleme, Secretária Municipal de Assistência Social
Altair dos Santos, Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social
Rayane Rangel Orgino, representante dos usuários do SUAS do Município de Campo Magro.

O Prefeito Claudio Casagrande destacou a presença de todos que representam a Assistência Social no Município, em especial os usuários do SUAS. Contextualizou, ainda, acerca das dificuldades na área social enfrentadas em razão da pandemia de Covid-19. “Tenho certeza que nós vamos colher muitos frutos, muito crescimento, muitas boas ideais dentro da 13ª Conferência Municipal de Assistência Social para o bem de Campo Magro, pensando no melhor atendimento à nossa comunidade”.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Maria Vitoria Barros Duarte Caleme, agradeceu a presença de todos os delegados, convidados e observadores, destacando a importância do (SUAS) no período da pandemia de Covid-19, “como um instrumento para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, de uma sociedade que vislumbramos como acolhedora a todos os cidadãos”. Desejou, ademais, uma ótima Conferência aos participantes: “que desfrutem desse momento, que é uma das grandes expressões da democracia. Que aproveitem a diversidade de pontos de vista para construir propostas que irão fortalecer o (SUAS) no nosso município.”

Eixos discutidos:
1: “A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades”.
2: “Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais”.
3: “Controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários”.
4: “Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social”.
5: “Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências”.
Após a apresentação e aprovação das propostas de cada grupo ocorreu a eleição do delegado e respectivo suplente para representar o município na Conferência Estadual de Assistência Social que deve acontecer nos próximos meses.
Eleita Delegada Titular- Andrea Carla Lima Casagrande
Eleita Delegada Suplente – Amanda Cristina da Silva
Entre os destaques da programação; ocorreram as apresentações culturais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Piá Ambiental) e ( Peti Rural) – e do projeto Palco Casa Verde – vinculado à Fundação Solidariedade. Além de palestra magna sobre a temática do evento com a professora Marcia Terezinha de Oliveira, assistente social e professora do Curso de Serviço Social da PUC-PR.