Coronavírus – Secretaria Municipal de Educação

Publicado em:

Diante do momento que estamos vivendo por conta da Pandemia do Coronavírus e, consequentemente, da suspensão das aulas presencias, somos desafiados cotidianamente com situações novas onde temos que buscar soluções para enfrentá-las e resolvê-las.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, para amenizar o distanciamento entre a escola e o aluno/família, implantou o Ensino Remoto que consiste em atividades impressas. A família retira, o aluno realiza em casa e depois é devolvida à escola.

No entanto, após levantamento realizado com as Instituições de Ensino, a SEMEC constatou que havia um número de famílias que não estavam retirando as atividades nas Instituições. Diante deste fato, em reunião com as diretoras das Instituições de Ensino Municipais e SEMEC, criamos fluxo para os órgãos de Proteção à criança e ao Adolescente, tornando efetivo o processo de busca ativa e teve como resultado a construção da ficha abaixo, onde cada Instituição fará os registros das tentativas e/ou contatos realizados a estas famílias e, caso seja necessário realizar algum encaminhamento, esta ficha acompanhará a solicitação, dando maior agilidade ao processo de busca.

O Conselho Tutelar e a Rede de Proteção já vêm auxiliando as Instituições neste trabalho. No entanto, percebeu-se a necessidade de buscar novos parceiros para ajudar a solucionar este problema.

Após algumas reuniões, firmou-se uma parceria com a Secretaria de Ação Social através da atuação do CRAS (Centro de referência de Ação Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e também com a Secretaria Municipal de Saúde.

Desta forma, a Busca Ativa por estas famílias vem sendo realizada de maneira mais ágil e efetiva, assim como, os encaminhamentos necessários.

 

Skip to content