Prefeitura implanta Programa Conhecer para Prevenir

O Prefeito Casagrande, participou na manhã de quarta-feira 12 de dezembro no CEMEI Julia Lugarini, do lançamento e primeiro treinamento simulado do Programa Conhecer para Prevenir, proposta adotada pela Defesa Civil de Curitiba que dissemina informações para que, em uma situação de acidente ou desastre, cada integrante da comunidade escolar saiba que fazer desde os primeiros instantes, a partir de protocolos de ação. O primeiro treinamento abordou uma situação de simulação de incêndio.

O programa Conhecer para Prevenir é desenvolvido pelas Secretarias, Municipais de Educação, Cultura, Esporte e Lazer – SEMEC e de Segurança Pública, Patrimonial e Trânsito – SESEP, em parceria com a Defesa Civil de Curitiba e pretende organizar simulados periódicos com treinamentos para situações diversas, como desabamento, alagamento, situações de violência, ataque de abelhas, incêndio, primeiros socorros e devem ocorrer em todas escolas e CMEIs de Campo Magro com apresentação de conteúdos aos educadores.

“A proteção e prevenção fazem com que a comunidade escolar tenha conhecimento sobre eventuais riscos e adote procedimentos que garantam a vida e segurança em eventos atípicos”, afirma o prefeito Casagrande.

”Campo Magro está de parabéns, implementar o programa garante mais tranqüilidade a todos envolvidos, prevenir ainda é o melhor caminho, não existe idade mínima para que o conhecimento comece a ser aplicado, com o treinamento não só os professores e funcionários mas as crianças também adquirem a percepção do que fazer e como fazer em uma situação extrema”, aponta o chefe de planejamento da Defesa Civil de Curitiba, Marcelo Santos.

Alem do Prefeito Casagrande, professores e alunos do CMEI participaram do lançamento do Programa o Vice-prefeito Osmar Leonardi, secretários municipais e representantes da Coordenação da Defesa Civil.