Prefeitura apresenta Castramóvel para a população.

Hoje (20/05) a Prefeitura de Campo Magro através da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental, apresentou a Unidade Móvel para Castração de Animais de pequeno porte (Castramóvel), o recurso é do Ministério da Saúde visa auxiliar no programa de controle populacional nos municípios, o veículo é equipado e completo para realização de procedimentos.
A Lei Municipal n° 1.100/2019 de autoria do Poder Executivo e aprovada pela Câmara de Vereadores no final do ano passado trata sobre o programa de controle populacional de cães e gatos, a lei cita no Art. 10 a competência exclusiva da Unidade Móvel, confira:

I – Realizar consultas e procedimentos pelo programa municipal, com autorização da Vigilância Sanitária através de ficha de cadastramento emitida pela mesma;

II – Realizar consulta prévia no animal, com uma semana de antecedência à esterilização, ministrando vermífugo e constatando as condições de saúde do animal para realização do procedimento cirúrgico;

III – Realizar procedimento cirúrgico no animal, deixando-o apto a retornar para casa, ONGs, ou entidades sem fins lucrativos conveniadas com analgésico, antibiótico e colar Elisabetano ou Isabelino;

IV – Prestar contas à Vigilância Sanitária referente aos procedimentos realizados, mensalmente, através do retorno das fichas cadastrais estando assinados pelos responsáveis;

V – Responsabilizar-se pelo animal durante o período das duas consultas, previstas no programa;
Parágrafo único. Os animais da ONGs, ou entidades sem fins lucrativos conveniadas, ficam sob a responsabilidade destas.

‘’O castramóvel é um grande investimento na nossa saúde, na questão do controle das zoonoses dentro do nosso município, investimento para nossa comunidade, para nossa população e um respeito a todas as pessoas, a todos os cidadãos que se importam pelo bem-estar e qualidade de vida dos animais’’ comentou o Prefeito Claudio Casagrande.

INSCRIÇÕES

O início das atividades do Castramóvel que estavam previstas para início deste ano foram adiadas devida ao surto de Coronavírus (Covid-19), a Prefeitura começará o programa após a Pandemia.