Prefeito Casagrande acompanha agricultores em viagem a Santa Amélia

Com o objetivo de fortalecer a agricultura local o prefeito Claudio Casagrande acompanhou quase 70 agricultores de Campo Magro em visita técnica em Santa Amélia, norte do Paraná. As novas tecnologias e projetos inovadores utilizados através de estufas arrojadas, totalmente diferenciadas das convencionais despertou a atenção de várias cidades que adotaram o sistema inovador em suas lavouras.

O município de Santa Amélia, com um pouco menos de 4.000 habitantes virou destaque no cenário da agricultura. Com técnicas inovadoras, os agricultores passaram a produzir em estufas com um pé direito de aproximadamente 4 metros de altura utilizando eucaliptos na edificação, isolamento e controle de pragas, irrigação controlada e acompanhamento técnico da Emater. Estes quesitos são fundamentais para uma boa produção, considerada muito maior do que, em uma lavoura com produção tradicional.

Na ocasião, o prefeito Jarbas Carnelossi, Vice-prefeito Tonhão Tamais e Presidente da Câmara de vereadores Evalmir Aparecido Silvério, receberam o prefeito Casagrande, sua equipe e os agricultores que se encantaram com as técnicas adotadas na agricultura de Santa Amelia. O técnico Agrícola da Emater Varlei Busetti, que tem acompanhado os processos da nova produção, bem como os testes na ”Estufa Londrina”, organizou O DIA DE CAMPO, acompanhando os agricultores, prefeitos, vereadores e secretários nas visitas, mostrando passo a passo das produções desde o plantio até a colheita.

As visitas já programadas, aconteceram em duas propriedades; a primeira foi no Sitio do Sr. Laércio Custodio da Silva, 66 anos que mora no local desde 1971 e somete a 10 anos vem produzindo na Estufa Londrina, seu filho, Adelsio Custodio da Silva, 35 anos possui 10 estufas no mesmo sitio plantando pimentão, tomate e pepinos e chega a produzir 130 toneladas de por ano, empregando a mão-de-obra de apenas quatro pessoas. A segunda visita foi na propriedade dos irmãos, Djalma Ferreira da Silva e Paulo Sérgio que estão satisfeitos com a produção e venda de pimentão e tomatinho cereja. A maior parte da produção atual dos sítios visitados, destina-se ao Ceasa em Curitiba.

O construtor da Estufa Londrina, Mario Zan, que também acompanhou “O Dia de Campo” e está atendendo várias cidades que adotaram o novo sistema de produção, apresentou detalhes importantes que diferenciam o projeto das estufas comuns, também se prontificou para executar os projetos em Campo Magro.

O Secretário de Agricultura Leandro Ribas, que já havia visitado o município de Santa Amelia e conheceu o projeto da Estufa Londrina, diz estar satisfeito com a iniciativa do prefeito Casagrande que possibilitou esta busca por experiencias e conhecimento de projetos inovadores para agricultura. O Secretario também agradece aos demais servidores que participaram; Vice-prefeito Osmar Leonardi, Kelly Comparin – Coordenadora da Casa do Agricultor, Claudio Campos – Coordenador de Relações Comerciais, Vereador e presidente da Câmara – Adeilson Gordo, Vereador Gilmar Leonardi, Vereador Zé Menegusso, Ricardo Leal da Luz – Assessor de departamento, Edilson Peruceli – Assessor de Comunicação e Anísio Andrade – estagiário de comunicação.