Nota Técnica – Orientações para população de Campo Magro Secretaria Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal da Saúde de Campo Magro publica Nota Técnica para orientar os usuários de saúde sobre o novo coronavírus. É um novo vírus que tem causado doença respiratória, com casos recentemente registrados no Estado do Paraná.

No dia 16/03/2020, o Município de Campo Magro atendeu o primeiro caso suspeito da doença na Unidade de Saúde 24 Horas. A paciente foi considerada como um caso suspeito por ter tido contato com um homem diagnosticado recentemente para COVID-19.

O Protocolo de Atendimento foi seguido e a paciente recebeu atendimento médico, foi realizado coleta de exames para investigação da doença e liberada para casa com orientações de permanecer em isolamento domiciliar.

Somente após a análise laboratorial do exame coletado, que será possível confirmar a presença do vírus na paciente. Até o momento, ela é enquadrada como um caso “PROVÁVEL DE DOENÇA PELO CORONAVÍRUS 2019”.

Nesse sentido, esta Secretaria Municipal de Saúde vem, através desta Nota Técnica, reforçar aos munícipes as medidas de prevenção e controle da doença:

– Sempre lavar as mãos com água e sabão.

– Utilizar álcool gel quando não encontrar uma pia para lavagem das mãos (o uso do álcool gel não substituiu a lavagem das mãos com água e sabão).

– Cobrir o nariz e a boca com lenço de papel descartável quando tossir e/ou espirrar.

– Desinfetar os objetos pessoais que são muito utilizados (telefones, maçanetas, bancadas, teclados de computadores, etc)

– Evitar ir a Unidades Básicas de Saúde e Unidade de Saúde 24 horas se não estiver doente.

– Consultas e exames agendados, que não são urgência, deverão ser prorrogados.

– Evitar locais com aglomeração de pessoas. Os grupos de atendimento realizado pelas Unidades de Saúde, Academia da Saúde e CAPS serão cancelados para os próximos 15 dias (Hiperdia/ Puericultura/ Grupos Terapêuticos/ demais grupos de atendimento).

Para desmarcar sua consulta/ exame, tirar dúvidas sobre o seu estado de saúde, ligue para sua Unidade de Saúde de referência através dos telefones abaixo:

– Unidade de Saúde Tadeu Luiz Manfron: 3677-1151

– Unidade de Saúde Viviane: 3677-8943