Integrantes da Rede de Proteção a Criança e ao Adolescente participam de palestra sobre violência doméstica e familiar

Na manhã desta terça feira, dia 19 de novembro de 2019, a Prefeitura de Campo Magro e Secretaria de Ação Social promoveram uma palestra sobre a Violência Doméstica e Familiar contra a mulher no Centro de Eventos do município como forma de sensibilização dos professores da rede municipal e estadual, além das diversas representantes da rede de proteção.

Para a palestra foi convidado o Juiz de Direito da 1ª Vara Criminal de Almirante Tamandaré, Dr. Marcos Antônio da Cunha Araújo, responsável pela promoção e estímulo às políticas públicas de enfrentamento à violência doméstica no Foro Regional de Almirante Tamandaré. Durante a palestra houve a apresentação de dados da violência nacional contra as mulheres, além evidências concretas do machismo ainda dominante em nossa sociedade, culminando com a apresentação dos mais importantes aspectos jurídicos da Lei Maria da Penha, em especial a determinação para a inclusão do tema da violência contra a Mulher nos currículos escolares e realização de campanhas de conscientização da comunidade sobre o tema.

Também foram apresentados os mecanismos de proteção previstos na Lei Maria da Penha e serviços da rede de proteção já em funcionamento em nosso Município de Campo Magro, em especial o grupo de apoio para mulheres em situação de violência e o grupo de reflexão para homens acusados de violência contra Mulher.

No encerramento, os professores e demais agentes públicos presentes foram convocados pelo magistrado para serem multiplicadores deste conhecimento por toda nossa comunidade, aproveitando toda a oportunidade para indicar os serviços disponíveis e trabalhar a prevenção todo o tipo de violência e discriminação contra mulher. Ao final convidou a todos os presentes a lutar por uma educação livre de preconceitos e estereótipos, servindo de referencial positivo na formação de uma sociedade mais justa e sem violência contra a MULHER.