II Conferência Municipal dos Direitos do Idoso debate os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas

A Prefeitura de Campo Magro, por meio do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso e da Secretaria de Ação Social, promove na próxima terça-feira, dia 21 de maio das 9h às 16h, no Centro de Eventos, a II Conferência Municipal dos Direitos do Idoso.

Com o tema “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das Políticas Públicas”, o evento irá proporcionar um espaço de reflexão e discussão a respeito das ações destinadas à população idosa, assim como avaliar de que modo está sendo executado o Sistema de Garantia de Direitos do Idoso.

A programação conta com palestra magna de José Araújo da Silva, presidente em exercício do CEDI (Conselho Estadual dos Direitos do Idoso) e membro da ASP (Ação Social do Paraná), que irá oferecer um panorama a respeito das políticas sociais para a pessoa idosa, subsidiando os debates entre os representantes do poder público e da sociedade civil.

Estão previstas, ainda, apresentações culturais de Karatê, Hip Hop e Carimbó, além da eleição do delegado que irá representar o município de Campo Magro na etapa estadual da conferência. Haverá também a eleição de novos membros para o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso.

O encontro será pautado por alguns eixos orientadores, a saber: Direitos fundamentais na construção/efetivação das políticas públicas de saúde, assistência social, previdência, moradia, transporte, cultura, esporte e lazer; Educação: assegurando direitos e emancipação humana; Enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa; Os Conselhos de Direito: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

Por que é importante participar?

A Conferência é um ambiente democrático no qual são levantadas propostas e definidas prioridades para a melhoria na condição de vida das pessoas idosas. É também o momento de verificar se os direitos contidos no Estatuto do Idoso, na Política Nacional do Idoso e na Constituição Federal estão de fato sendo garantidos para a população.

Os resultados da conferência têm caráter deliberativo, ou seja, precisam obrigatoriamente ser levados em conta pelo poder público, sob a fiscalização do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso.

Venha defender seus direitos e construir as políticas públicas para o idoso!

II Conferência Municipal dos Direitos do Idoso

Data:
21 de maio, terça-feira.

Local:
Centro de Eventos de Campo Magro (Rua Nossa Senhora Aparecida, 18 – Bairro Nova Vila).

Horário:
das 9h às 16h.