Formação PNAIC 2017 – Mesa Redonda “Vivências na prática do Pnaic em Campo Magro”

Na noite de ontem 10 de outubro de 2017, no Centro de Eventos do município, a Prefeitura de Campo Magro, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) realizou a formação dos professores das escolas e dos CMEI’s com o tema Mesa Redonda “Vivência na prática do PNAIC em Campo Magro”.  A Secretária de Educação Giovana Mion Casagrande, falou sobre o importante o papel do professor na rede municipal de ensino e agradeceu pelo comprometimento e trabalho desenvolvido por todos.

Secretária Giovana fala aos professores durante o evento

Foram momentos de muita emoção, pois além das vivências e das experiências nas falas dos professores, também aconteceram momentos de homenagem a eles pelo dia do professor que se aproxima. O evento teve início com a declamação de uma poesia de cordel de Braulio Bessa, pelo psicólogo Wallisten Garcia, homenageando os professores. A mesa redonda foi composta por professoras que se destacaram em seus trabalhos no decorrer destes anos. Cada escola e Cmei foi representado por uma professora que contribuiu com relatos de experiências embasadas nas orientações do Pnaic – Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa. As temáticas abordadas foram: alfabetização, sequência didática, alunos com dificuldades, oralidade, jogos/experimentos, Cantinho da leitura e da Matemática, rotina, planejamento, interdisciplinaridade, entre outros.

Professoras que fizeram parte da mesa redonda

A cada relato a certeza que a educação no município está no caminho certo, o de ensinar os alunos de Campo Magro não apenas para tirar boas notas nas provas, mas sim ensinar para a vida, com atividades lúdicas, prazerosas, que façam parte da prática e da vida dos alunos por muito tempo, aprendendo de verdade.

A coordenadora local Viviane Stawinski, que direcionou a discussão da Mesa Redonda disse que essa caminhada é muito gratificante porque aprendemos muito umas com as outras, pois “Quem compartilha o que sabe, muda a história de quem aprende” e que todo esse trabalho foi uma sementinha plantada de anos atrás tendo várias pessoas envolvidas, porque o grupo só existe e só é significativo quando todos trabalham pelo mesmo ideal, a de sempre estar em busca de novos conhecimentos para trabalhar com nossos alunos.

Professora Bertila, da Escola Sagrada Família, faz leitura de poesia em homenagem aos professores

Para finalizar o evento contou com a presença do musicoterapeuta, cantor e professor Marcio Cruz que fechou o evento com chave de ouro cantando a música Trem Bala, foi um momento especial que emocionou todos que estavam presentes.