ENCCEJA -2018 Certificação ou Declaração de Proficiência

 

Quem realizou o exame Nacional para a Competência de Jovens e Adultos ENCCEJA 2018, já pode solicitar o seu certificado de Conclusão ou a Declaração de Proficiência do Ensino Médio. Os resultados do Ensino Fundamental serão divulgados a partir de 10 de dezembro.

Mais informações: Escola Estadual Yvone Pimentel

Rua Sebastião Malucelli, nº1312. Novo Mundo fone: 32463945

Para requerer a certificação em uma das escolas estaduais credenciadas, os participantes aprovados deverão apresentar os seguintes documentos:
– Requerimento de Solicitação de Certificação preenchido e assinado

http://www.educacao.pr.gov.br/arquivos/File/EJA/requerimentoENCCEJA2018.pdf

– Original e cópia de RG ou Certidão de Nascimento ou Casamento;
– Original e cópia de CPF;
– Boletim Individual de Notas, disponível na página do participante no INEP

http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/loginParticipante

O prazo legal para a emissão dos documentos solicitados é de até 60 dias. Quando necessário, no ato do requerimento e entrega dos documentos, o participante poderá solicitar junto à escola credenciada uma declaração afirmando que o requerente deu entrada no processo, com o prazo para entrega do documento da Certificação.

É possível aproveitar o resultado do ENCCEJA de anos anteriores, bem como dos Exames da EJA Online da Secretaria da Educação e do ENEM até 2016 para solicitar a certificação no Ensino Médio.

FUNDAMENTAL – Por enquanto estão disponíveis os resultados do ENCCEJA para o Ensino Médio. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia do Ministério da Educação responsável pelo exame, os resultados do Ensino Fundamental serão divulgados a partir de 10 de dezembro.

Os procedimentos para solicitar a certificação ou declaração de proficiência para o Ensino Fundamental serão os mesmos.

FEDERAL – O Instituto Federal do Paraná (IFPR) também atua como unidade certificadora do ENCCEJA para o Ensino Médio.

A solicitação de certificação ou declaração de proficiência pelo IFPR começa a partir de 07 de janeiro de 2019 e deve ser feita diretamente no campus indicado no momento de inscrição. As informações sobre os procedimentos estão disponíveis na página: reitoria.ifpr.edu.br/servicos/certificacao/certificacao/encceja-2018