Conheça o CREAS

Estar em situação de risco pessoal e social significa ter seus direitos violados ou estar em situação de contingência (pessoa com deficiência ou idosa necessitando de atendimento especializado).

Para atender estas pessoas e suas famílias, Campo Magro possui o Centro de Referência especializado de Assistência Social, o CREAS.  Trata-se de uma unidade de proteção social especial que desenvolve as seguintes atividades:

  • Proteção e atendimento especializado a famílias e indivíduos;
  • Serviço especializado em Abordagem Social;
  • Proteção social ao adolescente em cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviço à Comunidade;
  • Proteção social especial para pessoas com deficiência, idosas e suas famílias;
  • Serviço especializado para pessoas em situação de rua.

O atendimento do CREAS é personalizado, desde a conversa inicial até o encaminhamento para a rede de proteção social e para o sistema de garantia de direitos. Por exigir intervenções especializadas, a equipe é composta por assistentes sociais e uma psicóloga.

O objetivo deste trabalho é fortalecer a família e sua função de protetora de seus membros, rompendo com o ciclo de violência, oferecendo condições para reparar danos e prevenindo a reincidência da violação de direitos. A maioria das famílias atendidas pelo CREAS passa a integrar a rede de proteção social e os serviços públicos.

 

Quem é atendido pelo CREAS:

  • Crianças, adolescentes e famílias vítimas de violência doméstica e/ou intrafamiliar – situações de trabalho infantil, abuso e exploração sexual, violência física, psicológica e negligência, afastamento do convívio familiar por Medida Socioeducativa ou de proteção, discriminação, e outros.
  • Adolescentes em cumprimento de Medida Socioeducativa (Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade).
  • Mulheres, pessoa com deficiência e idosos, vítimas de violência doméstica/intrafamiliar.
  • Famílias e indivíduos em situação de rua; com pessoas abrigadas ou egressas do acolhimento institucional; com usuários de drogas; com idosos; ou que necessitam de serviços de habilitação e reabilitação para pessoas com deficiência.

Como ter acesso ao serviço:

Crianças e adolescentes normalmente são encaminhados pelo Conselho Tutelar ou por pessoas que espontaneamente buscam apoio por elas. As vítimas também podem buscar este amparo espontaneamente.

O CREAS Campo Magro está localizado na Rodovia Gumercindo Boza, nº 18.600, Sede.

Telefone: 3677-2020

Além do serviço do CREAS, a Secretaria Municipal de Ação Social (SAS) realiza no mesmo local o Programa Leite das Crianças e a Assistência Judiciária.

 

creas