Campo Magro oferece tratamento gratuito para quem quer parar de fumar

Secretaria Municipal de Saúde de Campo Magro em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) e o Ministério da Saúde, através do Grupo de Controle do Tabagismo, realiza ações de apoio para quem pretende deixar o vicio do cigarro. As atividades têm como objetivo reduzir o número de fumantes, conscientizando a população quanto aos malefícios causados pelo fumo, promovendo melhor qualidade de vida e conseqüentemente a diminuição de doenças e mortes relacionadas ao tabaco.

O programa trabalha com aquelas pessoas que querem deixar de fumar, com atividades cognitivas (comportamentais e sessões estruturadas, manutenções das crises de abstinência, acompanhamentos e suporte com medicamentos).

O tabagismo é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma doença crônica, epidêmica, sendo a maior causa isolada evitável de adoecimento e mortes precoces em todo o mundo. Além dos prejudiciais efeitos à saúde dos fumantes, o tabagismo atinge também os não fumantes que convivem com fumantes em ambientes fechados, os denominados fumantes passivos. A exposição involuntária à fumaça do tabaco pode acarretar desde reações alérgicas (rinite, tosse, conjuntivite, exacerbação de asma) em curto período, até infarto agudo do miocárdio, câncer de pulmão e doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema pulmonar e bronquite crônica) em adultos expostos por longo período à fumaça.

Para a médica epidemiologista e coordenadora do projeto, Dra. Alexandra Ramos dos Santos, o apoio do grupo de tratamento do tabagismo é importante para que se consiga uma vida mais saudável, sem o cigarro. “Precisamos combater o mito de que o cigarro acalma e é gostoso. Ele faz mal à saúde e diminui em dez anos a expectativa de vida do fumante”, avaliou.

Todo tratamento é gratuito e os grupos são acompanhados por equipe multidisciplinar da Secretaria Municipal de Saúde, sendo que os encontros ocorrem uma vez por semana nas sextas-feiras às 15:30  horas na Academia da Saúde, localizada no Jardim Boa Vista . Informações pelo Fone: 3677-5588.