Desenvolvimento Social

 

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho (SESOC) coordena, orienta e elabora – juntamente com os equipamentos que compõem o quadro de atividades existentes (CREAS e CRAS) – todas as ações que beneficiem famílias, idosos, crianças, adolescentes e pessoas com deficiência que estejam em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é um melhor entrosamento e inclusão no meio social.

A SESOC está à frente dos devidos Conselhos:

  • Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS;
  • Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA;
  • Conselho Municipal do Idoso – CMDI;
  • Comissão do Leite das Crianças;
  • Comissão de Segurança Alimentar e Nutrição – COMSEA

Também acompanha e coordena os Projetos Piá Ambiental e Peti Rural, que trabalham com crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, encaminhados pelo CRAS, CREAS ou Conselho Tutelar, em contraturno escolar com atividades de esporte, lazer e cultura. Para famílias que estejam passando por situações de separação, pensão alimentícia e outras demandas judiciais, dispõe de Assessoria Jurídica.

Além disso, engloba o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), que em 2013 formou 80 alunos em cursos profissionalizantes e continua com novas turmas para 2014.

 

logo cras

Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS) está com novo endereço, atendendo na Rua Miguel Fillus, 84, ao lado do Posto de Saúde 24 horas. Nele o cidadão pode ser auxiliado no acesso aos benefícios a que tem direito e também em serviços de proteção social básica.

Em relação aos benefícios, o CRAS encaminha famílias, conforme critério de renda, para ser incluídas no Cadastro Único, e assim possam ter Bolsa Família, direito à tarifa social da luz, Programa Leite das Crianças e outras situações pontuais. Também faz encaminhamento para isenção das tarifas da Metrocard e da URBS (estes dois serviços são feitos apenas nas quintas-feiras), tarifa social da Sanepar, passe livre para idosos e pessoas com deficiência, inclusão no Armazém da Família, entre outros.

Quanto à proteção social, o CRAS faz atendimento psicossocial para família em situação de vulnerabilidade em que não aconteceram casos de violência ou ruptura do vínculo. Estas situações de fragilidade são acompanhadas por assistente social ou psicólogo.

No CRAS também são realizados encaminhamentos para INSS e BPC (Benefício de Prestação Continuada) para pessoa com deficiência ou Idoso acima de 65 anos que não tenha renda, visitas técnicas para Cesta Básica e Bolsa Família, atendimentos para o conselho tutelar, encaminhamento e acompanhamentos das famílias nos projetos Piá Ambiental e Peti Rural, entre outros.

Bolsa Família – As famílias de Campo Magro beneficiadas pelo Programa Bolsa Família estão em uma listagem afixada nos quadros de avisos do CRAS, das unidades de saúde e também na Secretaria de Desenvolvimento Social. Para ter acesso a estas listagens, basta comparecer a algum dos locais citados ou clicar no link abaixo:

– Listagem Bolsa Família – jan 2016 – (arquivo PDF)
– Listagem Bolsa Família – fev 2016 – (arquivo PDF)

– Listagem Bolsa Família – mar 2016 – (arquivo PDF)
– Listagem Bolsa Família – abr 2016 – (arquivo PDF)
– Listagem Bolsa Família – mai 2016 – (arquivo PDF)
– Listagem Bolsa Família – jun 2016 – (arquivo PDF)
– Listagem Bolsa Família – jul 2016 – (arquivo PDF)
– Listagem Bolsa Família – ago 2016 – (arquivo PDF)
– Calendário de pagamentos Bolsa Família 2016

 

logo creas

Centro de Referencia Especializado de Assistência Social (CREAS) oferece apoio, orientação e acompanhamento para famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos.

O atendimento fundamenta-se no respeito à heterogeneidade, potencialidades, valores, crenças e identidade das famílias. O serviço articula-se com as atividades e atenções prestadas as famílias nos demais serviços socioassistenciais, nas diversas políticas públicas e com os demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos. Deve suprir atendimento imediato e providências necessárias para a inclusão da família e seus membros em serviços e/ou programas de transferência de renda, de forma a qualificar a intervenção e restaurar o direito.

Quando solicitado, oferece serviços de acolhimento em diferentes tipos de equipamentos, destinados a famílias e/ou indivíduos com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, a fim de garantir proteção integral. A organização do serviço deverá dispor de privacidade, respeito aos costumes, tradições, crenças, arranjos familiares, raça/etnia, gênero e orientação sexual.

Atualmente o CREAS acompanha as famílias em situação de rompimento e/ou fragilidade de vínculos através do Serviço de Proteção e Apoio Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), além de trabalhos em datas específicas voltados à Prevenção ao uso de drogas; Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes; Campanha de Combate a Violência Contra a Mulher, e Combate a Violência e Exploração de Idosos.

 

Serviço
CREAS – Centro Integrado do Cidadão (CIC) – Rodovia Gumercindo Boza, nº 18.600, Sede –  Fone: 41.3677-2020
CRAS – Rua Miguel Fillus, 84 (ao lado da Unidade de Saúde 24 Horas) – Fone: 41.3677-9588
Posto de Atendimento da Ação Social – Rua Umbelas esq. Rua Jasmim, Jd. Boa Vista I – Fone: 41.3677-9511
 
Notícias relacionadas: 
Conheça o CREAS